Quais são os melhores alimentos para a menopausa

A menopausa é um processo natural do organismo de todas as mulheres, com sintomas muito temidos, pois eles geram vários efeitos negativos no dia-a-dia feminino. Entre os sintomas, podemos citar as ondas de calor, o suor noturno, a insônia, a irritabilidade e outros. Eles ocorrem, pois a mulher começa a diminuir a produção de hormônios, geralmente entre os 45 e 55 anos.

Muitas delas buscam por soluções, ou até mesmo maneiras, para diminuir esses sintomas. Felizmente, existem alternativas naturais que fazem um ótimo papel nesse sentido, como é o caso da comida. Por exemplo, a ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C, D3, cálcio, zinco, ácido fólico, selênio, magnésio, carboidratos integrais e proteínas de alto valor biológico amenizam as consequências dos deficits do estrogênio e da progesterona.

Além disso, um fato que merece atenção é a osteoporose, uma condição que também está associada à menopausa. Afinal, o estrogênio está indiretamente ligado com a conservação da massa óssea.

Assim, nós separamos algumas opções para você combater os efeitos da menopausa através de um cardápio equilibrado.

O cardápio para a menopausa

Vitamina C: auxilia na síntese dos hormônios ovarianos.

Fontes: laranja, acerola, kiwi, morando, brócolis e caju.

 

Vitamina E: ameniza as ondas de calor.

Fontes: sementes oleaginosas, gema de ovo, linhaça, banana, soja, couve, agrião e óleos vegetais.

 

Vitamina D3:  auxilia o sistema imunológico e ajuda a absorção de cálcio.

Fontes: leite, ovos e fígado de mamíferos.

 

Vitamina B6: melhora o bem-estar da mulher e é importante para a formação de neurotransmissores.

Fontes: carnes de porco, ovos, leite, gérmen de trigo, abacate e nozes.

Ácido fólico: diminui o risco de câncer de mama.

Fontes: vegetais verdes escuros como, espinafre, brócolis, couve, salsa e alface.

 

Cálcio: Ajuda o corpo a não perder massa óssea.

Fontes: vegetais verde-escuros e derivados do leite.

 

Selênio: ótimo antioxidante. Também fortalece as funções cerebrais.

Fonte: castanha do Pará.
Magnésio: bom para o humor.

Fontes: grãos, sementes oleaginosas, beterraba e cereais integrais.

Ômega 3: diminui o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), melhora as funções cerebrais e regula a ação da insulina.

Fontes: peixes de água fria e linhaça.

 

Proteínas de alto valor biológico: essencial para evitar a diminuição do tamanho e da força dos músculos.

Fontes: ovos, leite, ovos, peixes, aves e carne bovina.

Zinco: necessário para a síntese de hormônios e melhorar as funções do estrogênio.

Fontes: frutos do mar e peixes.

Suplementação Natural com AW Plus

Algumas mulheres que sofrem com os sintomas da menopausa optam por uma reposição hormonal sintética. Infelizmente, essa é uma alternativa mais agressiva, e capaz de causar efeitos colaterais indesejáveis. A melhor alternativa é uma suplementação natural, que reduz os sintomas da menopausa e não agride o corpo.

O Active Woman Plus é uma excelente alternativa nesse sentido. Esse é um composto natural que reúne em sua fórmula: óleo de prímula, óleo de linhaça e gérmen de soja, além dos ômegas 3 e 6. São ótimos ativos que auxiliam nos sintomas da menopausa.

Se você gostou das dicas, aproveite e acesse o blog Saudável e Feliz para saber mais a respeito do mundo da mulher, bem como outros assuntos de saúde.

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