Gravidez na menopausa é possível?

Muitas mulheres sonham em ser mães, mas, o que se vê atualmente é que elas têm adiado esse sonho, em prol dos estudos, da estabilidade profissional ou da estabilidade financeira. Com os anos, a dificuldade de engravidar aumenta junto com a idade, mas afinal, a gravidez na menopausa é possível?

A menopausa em si caracteriza o fim dos ciclos menstruais, como a mulher não ovula nem menstrua, não há mais uma forma natural de engravidar, entretanto, o útero ainda pode receber uma gestação.

Uma forma de ficar grávida mesmo neste período é por meio da recepção do óvulo de uma doadora, em uma gravidez assistida. Outra maneira possível é congelar o embrião ou os óvulos, para uma futura gestação.

Riscos da gravidez na menopausa

A gravidez tardia por si só necessita de cuidados redobrados, pois a mulher não tem mais a mesma saúde reprodutiva, podendo levar ao nascimento prematuro ou outras complicações para o feto, como a Síndrome de Down, má-formação ou até mesmo o aborto.

Se você tem diabetes ou hipertensão, o cuidado tem de ser redobrado, pois os problemas de saúde podem impactar diretamente na gravidez.

Cuidados para as futuras mamães

Uma boa alimentação e exercícios físicos podem reduzir os riscos ao feto. Antes mesmo de iniciar a gravidez, a atividade física é importante, pois, além de fazer bem para o bebê futuramente, também reduz os sintomas incômodos da menopausa, como o calorão, as tonturas, a fadiga, dentre outros.

A melhor alternativa para essas mamães após os 40 é preparar o corpo para receber o neném. Para quem não tem tempo de se alimentar corretamente devido à falta de tempo ou alguma outra dificuldade, os suplementos naturais são uma ótima opção.

O Active Woman Plus é um suplemento natural que contém em sua fórmula: óleo de prímula, óleo de linhaça, gérmen de soja, ômega 3 e ômega 6. Ele é indicado por mulheres que estão na menopausa e querem reduzir seus sintomas sem prejudicar o corpo.

Quer receber mais dicas? Acesse o blog Saudável e Feliz e saiba como lidar com os incômodos da menopausa.